VIDA SOBRE DUAS RODAS: ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DOS MOTOBOYS E MOTOCICLISTAS
Resumo
A evolução da sociedade contemporânea e a globalização provocaram mudanças na sociedade de consumo, que está desfrutando de um estilo de vida cada vez mais consumista. Em meio a esse cenário, surge a categoria de motoboys e motociclistas que, atualmente, somam mais de 28 milhões de motocicletas. Assim, o artigo tem como objetivo, investigar e analisar, de maneira comparativa, o estilo de vida e comportamento de consumo dos motoboys e motociclistas. Para atender a esse objetivo, adotou-se o método exploratório e descritivo; como procedimento técnico, optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com uma amostra de 90 respondentes. Identificou-se, por meio da amostra, que o estilo de vida dessas tribos é distinto, o que é explicado, principalmente, pelas suas diferenças socioeconômicas, relação com a motocicleta e jornada de trabalho que, por sua vez, impactam, diretamente, sobre o seu comportamento de consumo evidenciando diferenças significativas quanto aos meios de compra, atributos de escolha e forma de pagamento.