MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA: sequência didática para aprendizagem de área e perímetro no ensino fundamental

Autores

  • Josué Bertolino USP-UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Autor
  • Adreiton Ferreira Belarmino de Deus USP-UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Autor
  • Maria da Rosa Capri USP-UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Autor
  • Sérgio Cobianchi USP-UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Autor

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo evidenciar metodologias de ensino que auxiliem o desenvolvimento dos conteúdos relacionados ao bloco Grandezas e Medidas da disciplina de Matemática, em especial "Área e Perímetro", desmistificando a inversão destes conceitos em alunos do Ensino Fundamental I. Os procedimentos metodológicos foram realizados com uma turma de trinta alunos do quinto ano com faixa etária aproximada de dez anos de uma escola pública de Pindamonhangaba, SP. As atividades tiveram por base a problematização, manipulação de materiais e a interação entre alunos com níveis de conhecimentos distintos. Os dados coletados, as investigações teóricas e as análises concretizadas mostraram além da aprendizagem significativa dos conceitos, a utilização da linguagem científica.

Palavras-chave: Área. Perímetro. Educação Matemática. Lúdico.

Biografia do Autor

  • Josué Bertolino, USP-UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    MESTRE EM CIÊNCIAS-USP
  • Adreiton Ferreira Belarmino de Deus, USP-UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    MESTRE EM CIÊNCIAS-USP

Downloads

Publicado

04.07.2017

Edição

Seção

Ensaio