COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: APONTAMENTOS SOBRE SUA HISTÓRIA, INSERÇÃO E ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Educação Profissional, Gestão Escolar, Centro Paula SouzaResumo
Este artigo apresenta um resgate histórico e descreve a função de coordenação pedagógica nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, em uma pesquisa exploratória de investigação sobre documentos e regulações do sistema público selecionado. Tomando como referência os apontamentos de Libâneo (2018) acerca da função, identificamos quatro eixos principais de atribuição em seu desenvolvimento histórico: Atividades Pedagógico-Educacionais; Projeto Político-Pedagógico; Formação Continuada de Docentes; e Assessoramento à Direção. Na sequência, analisamos os pontos de divisão e complementaridade entre a coordenação pedagógica e a coordenação de curso, outra função prevista na estrutura de gestão escolar das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza. Esta pesquisa é parte integrante de uma dissertação em desenvolvimento, e demonstra a necessidade de aprofundamentos sobre este ator da gestão escolar na educação profissional técnica.