APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS AUTÊNTICAS E APRECIAÇÕES

Autores

  • Guilherme Lourenço dos Reis Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – CEETEPS Autor
  • Carlos Vital Giordano Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – CEETEPS Autor

Palavras-chave:

Imersão, Simulação, Ensino

Resumo

A formação profissional se encontra sempre em estado de renovamentos nos marcos pedagógicos e legais. O constante revigorar dos modelos e práticas de ensino-aprendizagem direcionam a inclusão de criativas e diferentes formas em suas aplicações. As metodologias ativas e os Jogos de Tabuleiro, empregados em originais perspectivas nas composições das atividades, configuram-se como singular opção de imersão, simulação e aprendizagem. Como objetivo do artigo foi realizado um levantamento de artigos e relatos de experiência publicados nos últimos anos em repositórios digitais brasileiros. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado o software Publish or Perish em razão da abordagem global para a coleta de dados. Após análise dos dados coletados observou-se a existência de experiências e práticas voltadas para o ensino-aprendizagem que podem ser expandidas para a temática da educação profissional.

Downloads

Publicado

28.11.2023