PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS: O ELO ENTRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A FORMAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Emmanuela Ferreira de Lima IFGoiano Autor
  • Luciana Santos da Rosa IFGoiano Autor
  • Luiz Mário Lopes Cardoso IFGoiano Autor
  • Matias Noll IFGoiano Autor

Palavras-chave:

Integração curricular, Educação profissional, Práticas pedagógicas

Resumo

As Práticas Pedagógicas Integradoras (PPIs) orientam o processo de ensino e aprendizagem através de ações interdisciplinares, contextualizadas e integrando teorias e práticas para apreensão do conhecimento em sua totalidade. Este artigo propõe descrever a importância e ampliar a reflexão e compreensão das PPIs no Ensino Médio Integrado como elo entre a formação integral do estudante no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A questão que norteia este estudo é: como as Práticas Pedagógicas Integradoras contribuem na efetivação da formação integral no Ensino Médio Integrado (EMI)? À luz do materialismo histórico e dialético, tendo como método aplicado o qualitativo-descritivo por intermédio de análise bibliográfica. São estudados autores clássicos da base teórica da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Os principais conceitos abordados são de Formação Integral, EMI e Práticas Pedagógicas Integradoras. O estudo mostrou que as práticas integradoras, se efetivadas no EMI, possibilitam a formação integral do estudante.

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Publicado

28.11.2023