A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL NA BNCC

Autores

  • Aline Wanderley Camisassa Ditta Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) Autor
  • Thiago de Matos Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) Autor
  • Fabiana Ignacio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) Autor
  • Rodrigo Avella Ramírez Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) Autor

Palavras-chave:

BNCC, Financial Education, Curriculum, Transversality

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar como a inserção da Educação Financeira-EF na educação básica é tratada pela BNCC. Busca-se fundamentação teórica na área de educação e na Legislação Brasileira para que se possa explorar os conceitos trazidos pela BNCC. A análise da inserção da EF na BNCC mostra-se importante e necessária considerando o relevante impacto do conhecimento de Educação Financeira para a formação do jovem, para a construção do seu projeto de vida e sua inserção no mundo do trabalho de forma consciente, crítica e cidadã. Dessa forma, para alcançar o objetivo desse texto, utiliza-se a análise documental como eixo metodológico. Os resultados indicam que, mesmo a normativa trazendo a Educação Financeira como um tema transversal e de relevância em várias áreas de estudo, ainda não está claro como o assunto pode ser implantado e desenvolvido pelas instituições de ensino.

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Publicado

28.11.2023