GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Ana Lúcia Magalhães FATEC, Guaratinguetá Autor

Resumo

Como qualquer atividade de uma organização, as diversas formas de comunicação profissional devem ser gerenciadas por meio de políticas definidas. Desenho, implantação e condução dessas políticas são atribuição do gestor. Este artigo tem o objetivo de auxiliar os leitores a compreender a importância da gestão da comunicação nas organizações, mostrar e propor uma política de comunicação estruturada. Pretende evidenciar que os diferentes fluxos de comunicação devem ser orientados por um conjunto característico de regras e supervisionado por gestores profissionais dotados de conhecimentos específicos. A análise das políticas desenvolvidas para as comunicações internas e externas mostra que, por serem personalizadas com base no público-alvo, precisam abranger comunicações em uma variedade de tipos de formato e de conteúdo. O estudo mostra ainda que tais políticas precisam levar em conta a possibilidade de utilização de vários meios de comunicação e diferenciar o que tem a intenção de despertar o interesse do que se destina a divulgar a informação. O profissional que gerencia a comunicação organizacional deve ser uma espécie de professor do discurso, além de mentor e promotor do diálogo e da participação. Essa pessoa também necessita de um bom entendimento dos objetivos da organização e identidade da marca, forte domínio da língua, desejo de transmitir conhecimentos e consciência do potencial de cada uma das várias ferramentas disponíveis de comunicação organizacional. A metodologia incluiu o estudo das práticas comunicativas praticadas em uma empresa no Vale do Itajaí, Santa Catarina que originaram a proposta de políticas para estabelecimento das comunicações em corporações.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Magalhães, FATEC, Guaratinguetá
    Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1974) e mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente trabalha em Consultoria em Gestão Empresarial e é Professora Titular de Comunicação Empresarial e Comunicação e Expressão na Faculdade de Tecnologia (FATEC) - Guaratinguetá. É responsável pela coordenação dos trabalhos de conclusão de curso de Tecnólogo de Informática (Redes e Bancos de Dados) na FATEC-Cruzeiro e professora de projetos para esses cursos. Atuou por mais de 15 anos em coordenação de eventos internacionais e nacionais no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e tem experiência nas áreas: Administrativa (Gestão e Logística) e Magistério: Letras/Lingüística (Retórica e Semiótica), Literatura e Comunicação Empresarial.

Downloads

Publicado

30.11.2014

Edição

Seção

Artigos