A DENGUE COMO FERRAMENTA DE INTERDISCIPLINARIDADE E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A maior parte da população conhece o seu papel no controle da dengue, evitando o acúmulo de água em recipientes potenciais como criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da dengue. Conhece também o controle químico, amplamente empregado pelas instituições responsáveis pelo controle de endemias. Por outro lado, desconhece que, uma medida alternativa como o controle biológico por meio de um bioinseticida microbiano, segura, inócua à saúde e ao ambiente, pode ser adotada. Sendo assim, este trabalho divulgou para estudantes do Ensino Fundamental II, de maneira simples e clara, o controle biológico de mosquitos vetores, através de bioinseticida bacteriano produzido localmente. Além disso, promoveu a interdisciplinaridade entre o ensino de ciências e matemática através da tabulação de dados e elaboração de gráficos sobre entrevistas realizadas pelos estudantes, acerca do nível de conhecimento da população sobre a dengue e demais variáveis relacionadas.