A INDIVIDUALIZAÇÃO DO CONSUMIDOR POR MEIO DO AVANÇO DAS REDES SOCIAIS E DO BIG DATA

Autores

  • Rafael Fernandes Novo Centro Paula Souza Autor
  • Marilia Macorin de Azevedo Centro Paula Souza Autor

Resumo

Os sistema de big data possuem o potencial de coletar e analisar grandes volumes de dados nos mais variados formatos, como padrões de navegação na internet e postagens em redes sociais. Neste contexto, torna-se pertinente a discussão das possíveis implicações éticas do uso destas informações por corporações e da maturidade dos usuários ao publicar informações em redes sociais. A presente pesquisa de natureza descritiva e exploratória objetiva realizar um estudo qualitativo sobre a conscientização e percepção de privacidade de usuários do Facebook. Como resultado, foi possível identificar que existe uma exposição dos usuários nesta rede e que o uso destes dados pode ser proveitoso para empresas e consumidores, contanto que a questão ética seja melhor debatida, com preparo das empresas e maior conscientização dos usuários.

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Publicado

30.11.2014

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Artigos