A EFICÁCIA NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA (FATEC-INDAIATUBA)

Autores

  • Elisiane Sartori Menezes Garcia Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba Autor
  • Aline Miranda de Moraes Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba Autor
  • Matheus Savi Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba Autor
  • Carlo César Farias de Souza Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba Autor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central analisar o tipo de conhecimento – tácito e explicito – que está sendo gerado no ambiente acadêmico da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (FATEC-Indaiatuba), por meio de um mapeamento do conhecimento adquirido na IES (Instituição de Ensino Superior), e como este conhecimento auxilia na inserção dos alunos no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Para tanto, faz parte de sua estrutura a fundamentação teórica, a apresentação do percurso metodológico, a aplicação de questionários e a apresentação dos primeiros resultados (parciais) da pesquisa.

No concernente à fundamentação teórica, respectivamente, da “Economia do Conhecimento” e da “Conversão do Conhecimento”, o estudo está sendo baseado em autores como Daniel Bell, Drucker, Nonaka e Takeuchi, sendo estes últimos autores essenciais à análise.

Os alunos foram a base amostral da pesquisa empírica, sobre os quais se tentou investigar os níveis de qualificação, competência e habilidade adquiridos durante a graduação na FATEC-Indaiatuba e como ocorre a transmissão de conhecimento baseada na grade curricular e a absorção desse conhecimento no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, o desenho da pesquisa foi realizado de acordo com o uso de instrumentos de pesquisa de dados de fontes primárias e secundárias com a preocupação central de entender como o conhecimento adquirido pelos alunos da FATEC-Indaiatuba está sendo utilizado pelas empresas da Região Metropolitana de Campinas. Para tanto, ferramentas como fontes documentais, relatórios e estudos, bem como o uso de questionários foram fundamentais para o aprofundamento da reflexão sobre a problemática da pesquisa.

O principal resultado é mapear o tipo de conhecimento adquirido pelos alunos dos cursos de gestão empresarial da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba/SP e o conhecimento exigidopelas competências e habilidades das empresas concernente à estrutura de ocupações, rendimento e as condições de inserção ocupacional dos profissionais que exercem atividades na área de gestão empresarial na Região Metropolitana de Campinas, em geral.

Palavras-Chave: Conhecimento tácito e explicito – Competências – Habilidades – Mercado de Trabalho – Criação do conhecimento – Conversão do Conhecimento.

Biografia do Autor

  • Elisiane Sartori Menezes Garcia, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba
    Economia - Área: Gestão do Conhecimento
  • Aline Miranda de Moraes, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

    Economia - Área: Gestão do Conhecimento

  • Matheus Savi, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

    Economia - Área: Gestão do Conhecimento

  • Carlo César Farias de Souza, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

    Economia - Área: Gestão do Conhecimento

Downloads

Publicado

31.05.2014

Edição

Seção

Artigos