CONTRIBUIÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DOS CUSTOS DE UM LABORATÓRIO DE TI: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Resumo
O artigo foi elaborado com o objetivo de levantar os custos para a criação de um laboratório de informática por aluno, nos cursos Lato Sensu do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS. Para o mapeamento de todas as informações necessárias para a delimitação de serviços e recursos foi utilizada a metodologia ITIL em sua versão 3, e para o levantamento dos custos o método de custeio ABC. Durante o desenvolvimento do artigo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, abordando os itens que constam no corpo do artigo, como, a importância dos Ambientes de Aprendizagem nas IES, nesse caso, justificando a importância do uso dos laboratórios em cursos, o ITIL V3 e suas aplicações, o funcionamento do ABC, e as características da Pós-Graduação do CEETEPS. Também, foi aplicado um questionário, para as pessoas envolvidas com serviços oferecidos nos laboratórios de Informática do CEETEPS. Como resultado, o retorno rápido do investimento e visualização objetiva dos custos, podem auxiliar a instituição em um planejamento estratégico para atualizações e manutenções preventivas, relacionadas diretamente com os laboratórios de informática.