GAMES, PUBLICIDADE E TRANSMÍDIA: percepções dos fãs brasileiros do personagem Mario da Nintendo

Autores

  • Rafael José Bona Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí Autor
  • Pâmela Letícia Rhenns Universidade Regional de Blumenau Autor

Resumo

O objetivo geral deste artigo é analisar a percepção dos fãs da Nintendo sobre a publicidade e a transmídia dos games do personagem MarioOs objetivos específicos são: identificar o perfil dos fãs de games da Nintendo; verificar o consumo midiático desse fã; analisar a percepção do fã sobre a publicidade oriunda do universo de Mario; identificar a percepção do fã sobre a transmídia no mundo ficcional do Mario. Foi aplicado um questionário dividido em três blocos com perguntas abertas e fechadas a integrantes de três grupos e/ou páginas dedicadas ao universo da Nintendo, em uma rede social digital. Com esse estudo foi possível perceber que, mesmo o personagem, bem como o seu primeiro jogo inventado há mais de 30 anos, o Mario ainda é um ícone que gera nostalgia quando visto, além de possibilitar interações com o universo transmídia.

Biografia do Autor

  • Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí
    Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb) e dos cursos de graduação da Furb e da Univali.
  • Pâmela Letícia Rhenns, Universidade Regional de Blumenau
    Graduada em Publicidade e Propaganda (Furb).

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Publicado

27.05.2022

Edição

Seção

Artigos