UMA DESCRIÇÃO DO GÊNERO ABSTRACT PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Autores

  • João Roberto Ultramari FATEC Guaratinguetá Autor

Resumo

Este Relato de experiência Didática pretende descrever o ensino/aprendizagem do gênero textual abstract desenvolvido em sala de aula por meio de uma Unidade Didática (UD) que segue a proposta de Ramos (2004). Propostas como esta de ensino e aprendizagem com base em gêneros textuais na sala de aula de (LI) têm como objetivo priorizar as necessidades dos alunos e contribuir para a realização de atividades socialmente pertinentes nas quais os conhecimentos lingüísticos, genéricos e sociais desses alunos, em relação à função social da língua-alvo, são construídos (RAMOS, 2004). Essa pesquisa surgiu da necessidade de produção desse gênero por alunos de graduação do curso de Tecnologia da Informação (TI) da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Guaratinguetá, SP como parte obrigatória do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os dados para a discussão e descrição do gênero foram coletados ao final do desenvolvimento da UD. A análise desses dados propiciou verificar o que os alunos aprenderam e como perceberam essa aprendizagem. O principal resultado dessa atividade foi constatar a apreensão das características textuais do gênero abstract pelos alunos, conforme Ramos (2004). Essa apropriação do gênero fez com que os alunos se sentissem mais seguros e motivados a produzi-lo em sala de aula como proposto pela UD e futuramente em seus próprios TCC.

Biografia do Autor

  • João Roberto Ultramari, FATEC Guaratinguetá
    Graduado em Letras pelas - Faculdades Integradas Teresa D'Avila (Fatea) de Lorena, SP . Pós -graduação Lato Sensu em Língua Inglesa pela Universidade de Taubaté, SP (Unitau). Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, SP (Unitau).

Downloads

Publicado

08.05.2012

Edição

Seção

Artigos