UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS SOBRE A REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os estudos sobre realidade aumentada na Educação. O avanço das novas tecnologias propicia a adesão de ferramentas que criam maior interação e produtividade principalmente quando se refere a uma sociedade que se torna cada vez mais informatizada. Neste sentido, a Educação 4.0 vem se destacando com sua proposta de inserção de novas tecnologias no ambiente educacional, que impulsiona o ensino inovador e o aprender na prática, transcendendo a educação tradicional, tornando o estudante protagonista de seus projetos e vivências. A realidade aumentada contribui para esse cenário, por se apresentar como um recurso pedagógico que vem sendo utilizado pelos educadores como ferramenta que permeia diversas áreas do conhecimento. A metodologia aplicada para alcançar o objetivo do estudo foi feita por meio de revisão bibliográfica dos estudos sobre Educação 4.0, Realidade Aumentada, Realidade Aumentada na Educação e Bibliometria, posteriormente realizou-se uma análise bibliométrica no período temporal de 2016 a 2020 pela plataforma Scopus. Por meio dos resultados obtidos foi possível identificar o aumento de publicações sobre a realidade aumentada na educação.
Palavras-chave: Realidade Aumentada. Educação 4.0. Bibliometria.