MÉTODOS DE ENSINO
percepções de professores frente à prática docente
Resumo
Com a finalidade de compreender as percepções de professores sobre os métodos de ensino e aprendizagem, o presente estudo tem por objetivo analisar a relação entre as dificuldades enfrentadas e as soluções propostas, pelos docentes, em relação à abordagem dos métodos de ensino em âmbito escolar. A partir da questão norteadora: Como professores matriculados em um curso Stricto sensu propõem soluções diante das dificuldades apresentadas em relação aos métodos de ensino e aprendizagem? — dez professores, matriculados em um curso de Pós-Graduação da PUCRS, participaram desta investigação. Os professores participantes responderam a um questionário sobre suas experiências e percepções em relação aos métodos de ensino, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Entre as dificuldades apresentadas, os professores demonstraram preocupações em relação a apropriação teórica dos métodos, precariedade de recursos materiais e de infraestrutura, utilização constante do mesmo método e importância de adaptar as práticas pedagógicas ao contexto dos estudantes. Entre as soluções propostas, os professores manifestaram a importância de desenvolver uma concepção de ensino democrática e pluralista, realizando intervenções a partir da utilização de instrumentos de análise, com o objetivo de lidar com a complexidade vigente em sala de aula, valorizando as múltiplas realidades dos estudantes.
Palavras-chave: Métodos de ensino e aprendizagem. Análise Textual Discursiva. Pluralismo metodológico.