INCLUSÃO DIGITAL DO GOVERNO ELETRÔNICO DE SÃO PAULO

Autores

  • Yara Cristina Costa Rocha Universidade de Taubaté Autor
  • Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira Universidade de Taubaté Autor
  • Adriana Leônidas de Oliveira Universidade de Taubaté Autor

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar os conceitos de Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Gestão por Competência e Inclusão Digital através das  inovações e estratégias do governo eletrônico de São Paulo. O Programa de Gestão do Conhecimento e Inovação do Governo de São Paulo, faz uso das novas tecnologias, para oferecer diversos serviços, podendo-se destacar o Programa Acessa São Paulo, e na área de educação o Programa Acessa Escola, que oferece condições de promover a inclusão digital e social da população da rede de ensino público, contribuindo assim para o desenvolvimento regional. Tópicos que serão abordados: Introdução, será feita uma pesquisa bibliográfica documental, orientada quanto a abordagem em análise qualitativa, de caráter exploratório; 1– Revisão Bibliográfica, sobre políticas públicas, gestão da tecnologia, inovação tecnológica, desenvolvimento regional, sustentabilidade; 2 - Políticas Públicas: Gestão do Conhecimento, 3- Inclusão Digital, abordagem do Programa Acessa São Paulo e Acessa Escola e Considerações Finais. A região abordada é no Vale do Paraíba. A importância do objeto da pesquisa poderá certificar que com competência, que é a capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados, poderá se atingir resultados e benefícios para a inclusão em nossa sociedade de pessoas menos favorecidas, e que ainda constitui tema de grande importância na área da educação. Com inovação tecnológica, as políticas públicas voltadas para a inclusão digital, podem proporcionar um futuro mais digno para os jovens, contribuindo com o desenvolvimento humano sustentável.

Biografia do Autor

  • Yara Cristina Costa Rocha, Universidade de Taubaté

    Metranda, Universidade de Taubaté - Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional.

    Trabalha na FATEC - Guaratinguetá. Ministra aulas de Informática nos cursos de Gestão Financeira e Logística.

  • Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté
    Economista, Doutor em Organização Industrial - ITA – Professor do Programa de Pós-graduação o em Planejamento e Desenvolvimento Regional – UNITAU.

  • Adriana Leônidas de Oliveira, Universidade de Taubaté
    Psicóloga. Doutora, Professora do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional – UNITAU. Rua Visconde do Rio Branco, 210 – Centro, Taubaté – SP  12020-040.

Downloads

Publicado

27.11.2013

Edição

Seção

Artigos