FUTEBOL, MARKETING ESPORTIVO E BRANDING: o soccerting como impulsionador da marca Grêmio Foot-ball Porto Alegrense
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como ações idealizadas através do Soccerting contribuem para o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense enquanto marca. Especificamente, objetiva-se (a) descrever as ações mencionadas, (b) vinculando-as à teoria apresentada. No que se refere a sua natureza, este estudo se configura como uma pesquisa básica; quanto aos objetivos, classifica-se como uma pesquisa exploratória; já quanto aos procedimentos técnicos, entende-se que se configura como uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso; e, por fim, quanto à abordagem do problema, este estudo pode ser entendido como uma pesquisa qualitativa. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se em seu arcabouço teórico diversos autores, tais como Cobra (2009), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Las Casas (2007), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Kotler e Keller (2006), entre outros. Entende-se seu ineditismo e sua relevância, pois através de buscas em bases de dados, como Periódicos da Capes, Scopus, Redalyc, Web of Science e Science Direct, não foram encontrados trabalhos sobre o Soccerting. Ao fim do estudo, as análises detalhadas das ações possibilitam uma visão mais ampla dos processos idealizados através do Soccerting, as quais contribuem para o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense enquanto marca.