FUTEBOL, MARKETING ESPORTIVO E BRANDING: o soccerting como impulsionador da marca Grêmio Foot-ball Porto Alegrense

Autores

  • Vinicius Ramos Universidade Feevale Autor
  • Mauricio Barth Universidade Feevale Autor
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale Autor
  • Alessandra Fernandes Feltes Universidade Feevale Autor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como ações idealizadas através do Soccerting contribuem para o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense enquanto marca. Especificamente, objetiva-se (a) descrever as ações mencionadas, (b) vinculando-as à teoria apresentada. No que se refere a sua natureza, este estudo se configura como uma pesquisa básica; quanto aos objetivos, classifica-se como uma pesquisa exploratória; já quanto aos procedimentos técnicos, entende-se que se configura como uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso; e, por fim, quanto à abordagem do problema, este estudo pode ser entendido como uma pesquisa qualitativa. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se em seu arcabouço teórico diversos autores, tais como Cobra (2009), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Las Casas (2007), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Kotler e Keller (2006), entre outros. Entende-se seu ineditismo e sua relevância, pois através de buscas em bases de dados, como Periódicos da Capes, Scopus, Redalyc, Web of Science e Science Direct, não foram encontrados trabalhos sobre o Soccerting. Ao fim do estudo, as análises detalhadas das ações possibilitam uma visão mais ampla dos processos idealizados através do Soccerting, as quais contribuem para o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense enquanto marca.

Biografia do Autor

  • Vinicius Ramos, Universidade Feevale

    Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

  • Mauricio Barth, Universidade Feevale

    Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

  • Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

    Doutor em Ciências da Comunicação, mestre em Ciências do Movimento Humano e bacharel em Educação Física. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Membro do comitê científico do grupo de trabalho Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (desde 2003). E-mail: sanfelice@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0159-3584 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6872949352496967

  • Alessandra Fernandes Feltes, Universidade Feevale

    Doutoranda e mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social, graduada em Educação Física.

Downloads

Publicado

25.11.2021

Edição

Seção

Artigos