TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA LOCOMOÇÃO: aplicação de um sensor ultrassônico acoplado a bengalas

Autores

  • Thiago Seti Patricio Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) - Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Autor https://orcid.org/0000-0003-1222-8662
  • Isabelle Donato de Rezende Nobre Faculdade de Tecnologia de Lins - Prof. Antonio Seabra. Autor

Resumo

O foco deste projeto foi o de desenvolver uma bengala capaz de guiar um deficiente visual ao detectar um objeto a determinada distância, por meio do sensor ultrassônico, e alertá-lo através de uma onda sonora emitida pelo buzzer. Atualmente, nota-se cada vez mais um destaque sendo dado nas questões de acessibilidade de pessoas com algum tipo ou grau de deficiência, logo, partindo desse princípio, esse trabalho está empenhado em figurar também nesse universo de apoio à pessoa deficiente, mais especificamente no que tange à deficiência visual. O trabalho está embasado no conceito de Acessibilidade, Tecnologias Assistivas, com a utilização de Arduino, e a pesquisa deu-se a partir de levantamento bibliográfico.

Biografia do Autor

  • Thiago Seti Patricio, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) - Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
    Doutorando e Mestre em Mídia e Tecnologia pelo PPGMiT - Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) - Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP). MBA em Gerenciamento de Projetos pela UNILINS. Tecnólogo em Banco de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Lins (FATEC). Técnico em Informática pelo Centro Paula Souza de Lins (ETEC). Desenvolvedor ABAP e Analista de Perfil / Riscos na consultoria ADVANCED ITEAM SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA, entre os anos 2015-2017. Docente na Etec, unidade de Cafelândia - SP (Profª Helcy Moreira Martins Aguiar) no ano de 2019. Docente na Universidade Paulista (UNIP), unidade de São José do Rio Preto, durante o segundo semestre de 2019. Docente na Etec de Guaianazes - SP e Etec Orlando Quagliato - Santa Cruz do Rio Pardo - SP, no segundo semestre de 2020. Professor na Etec de Lins - SP entre 2019 e 2021.
  • Isabelle Donato de Rezende Nobre, Faculdade de Tecnologia de Lins - Prof. Antonio Seabra.
    Técnica em Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Paula Souza de Cafelândia (ETEC). Cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Lins (FATEC).

Downloads

Publicado

27.05.2022

Edição

Seção

Artigos