INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: principais entraves na visão docente

Autores

  • Andréia Dihl Moraes PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor
  • João Francisco Staffa da Costa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor

Resumo

Este estudo busca compreender quais as barreiras impostas para o sucesso da inclusão escolar pela óptica docente. Foi desenvolvida uma pesquisa com professores, estudantes de um curso de pós-graduação Stricto Sensu em uma Universidade da região Sul do país, buscando compreender quais os principais entraves percebidos pelos participantes na inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no ensino regular. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, do tipo exploratória, e fez uso da Análise Textual Discursiva (ATD) para análise dos dados. Como resultado, surgiram duas categorias: Realinhamento Estrutural da Instituição Escola, que demonstram os entraves percebidos pelos professores para a realização da inclusão de forma adequada, e A importância da formação docente para o sucesso da inclusão, que evidencia a relevância de oferecer uma formação adequada a professores, funcionários e comunidade escolar de forma geral.

Palavras-chave: inclusão; ensino regular; necessidades educativas especiais; visão docente; Análise Textual Discursiva (ATD).

Biografia do Autor

  • Andréia Dihl Moraes, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Mestranda em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS.
  • João Francisco Staffa da Costa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Doutorando em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS.
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Dr. em Educação em Ciências. Estágio Pós-Doutoral PUCRS.

Downloads

Publicado

26.10.2020

Edição

Seção

Artigos