HORTA ESTÁGIO: atividade prática de gestão, logística, empreendedorismo e cidadania

Autores

  • Rafael Manzoni Lemes Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Autor
  • Rodrigo Do Nascimento Ferraz Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Autor
  • John Anderson de Almeida Egídio Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Autor
  • Adriano Carlos Moraes Rosa Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Autor

Resumo

O artigo consiste em uma pesquisa exploratória bibliográfica e documental, que relata a importância do cultivo de hortaliças em geral para a sociedade, visando a implantação da consciência sustentável aos alunos e comunidade, tendo como estudo de caso, a estrutura já existente da Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (SP), além de propor aos alunos a oportunidade de utilizar as horas dedicadas a esta horta como estágio para fechamento do ciclo superior, gerando uma preservação do meio ambiente, e assim, cumprindoos objetivospessoais e institucionais que foram propostos.

Biografia do Autor

  • Rafael Manzoni Lemes, Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
    Rafael Manzoni Lemes, 22 anos, solteiro, brasileiro, Supervisor de Loja, atualmente cursando ensino superior no curso de Logística, na Fatec Guaratinguetá; Formado em Técnico de Administração pela Etec Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá. Buscando aprimorar conhecimentos e adquirir experiência com a escrita de artigos científicos.
  • Rodrigo Do Nascimento Ferraz, Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá

    Rodrigo do Nascimento Ferraz, 41 anos, brasileiro, formado em Técnico em Administração, curso de treinamento de liderança, curso de técnicas de vendas, participação como ouvinte 9/06/18 Congresso Internacional de Logística-Santos, Publicação de Artigo 1/06/19 Congresso Internacional de Logística -Guarulhos, Publicação do Artigo Water Reuse -54:Reutilizando Água e Gerando Consciência Sustentável, Página de livro, Cap.5 do livro A Gestão da Cadeia Logística, Curso Auto institucional de Bases Conceituais dos Modelos Gestão (FGV),Curso Auto institucional de Introdução à Gestão de Recursos  Humanos  (FGV),Curso Auto institucional de Gestão e Liderança :Conceitos Básicos da Função Gerencial (FGV),Execução Projeto Horta Estágio -FATEC Guaratinguetá, Palestrante Motivacional - ETEC Cunha, Cursando 5 semestre de Logística na FATEC Guaratinguetá. 
  • John Anderson de Almeida Egídio, Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
    John Anderson de Almeida Egídio, 31 anos, funcionário público na Empresa Brasileira Correios telégrafo.Atualmente cursando 5° semestre de logística na Fatec de Guaratinguetá.Formado em técnico em mecânica, pela Etec Guaratinguetá.Curso de qualificação Green Belt pela FAT.Trabalhei 4 anos comércio como vendedor e controlador de estoque e  setor de compras.3 anos em uma multinacional Americana como operador de máquinas,  desde 2012 no atual trabalho.
  • Adriano Carlos Moraes Rosa, Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
    Doutor em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2019). Possui Licenciatura Plena em Administração pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica - CEETEPS (2012). É mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2007) e Pós Graduado - MBA em Gerência de Produção e Tecnologia (2003) pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2003). Possui graduação em Automação de Escritórios e Secretariado pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (2000), e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração e Logística (Transportes e Armazenamento de Produtos Perigosos). É professor universitário desde 2005 atuando na FATEC Guaratinguetá nos cursos de Gestão Empresarial/Processos Gerenciais, Logística, Gestão Financeira e Informática. Em todos os cursos ministra aulas de Administração Geral.

Downloads

Publicado

01.03.2021

Edição

Seção

Artigos