RESÍDUO ELETRÔNICO: a construção de conceitos e soluções em um ambiente escolar

Autores

  • Tatiane Soares Silva Professor de Educação Básica II na Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo Autor
  • Mario Marcos Lopes Docente do Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Professor Coordenador da Rede Estadual de Ensino - Região de Ribeirão Preto Autor

Resumo

A presente pesquisa objetiva realizar um levantamento com os discentes em relação às atitudes adotadas no momento de realizar o destino adequado de resíduos eletrônicos, bem como, promover ações de reaproveitamento dos materiais descartados por meio de parcerias e também de transmitir estes conhecimentos para a comunidade local. O estudo foi aplicado em uma turma do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Evaristo Fabrício”, onde procurou captar por meio de questionário dados que apontaram o conhecimento dos alunos sobre o tema. Os resultados relatam que a maioria dos questionados não conhecia locais adequados para realizar o descarte dos resíduos eletrônicos. O estudo desenvolveu um novo olhar sobre o consumismo, os valores da separação e reciclagem, mostrando seu custo ao ambiente e os benefícios quanto ao resíduo reutilizado. Entretanto isso é um processo lento, no qual a mudança de hábito se faz necessária e a persistência em realizar um trabalho de conscientização diário e constante e que desenvolverá as mudanças nas atitudes.

Biografia do Autor

  • Mario Marcos Lopes, Docente do Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Professor Coordenador da Rede Estadual de Ensino - Região de Ribeirão Preto
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Docente da pós-graduação modalidade EaD do Centro Universitário Barão de Mauá nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, avaliação e metodologias em educação ambiental e orienta trabalhos de conclusão. Atua como Tutor no Curso de Especialização em Computação aplicada à Educação Básica oferecido pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação) - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto.

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Publicado

26.10.2020

Edição

Seção

Artigos