COMPORTAMENTO DE COMPRA INFANTIL: Um estudo sobre os elementos de persuasão presentes nas embalagens de salgadinhos

Autores

  • Nataluan de Carvalho Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB Autor
  • João Batista Soares Neto Universidade Federal da Paraíba - UFPB Autor
  • Janayna Souto Leal Universidade Federal da Paraíba - UFPB Autor
  • Jailson Santana Carneiro Universidade Federal da Paraíba - UFPB Autor

Resumo

A industrialização de alimentos vem influenciando os hábitos alimentares e o comportamento de compra. Nesse contexto, observa-se a participação do consumidor infantil e as estratégias de estímulo de compra promovidos pelas embalagens dos produtos. A partir desse entendimento, este trabalho buscou analisar os elementos de persuasão presentes nas embalagens de salgadinhos infantis que influenciam os consumidores infantis durante o processo de compra. Para tal objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa em 09 embalagens de salgadinhos das empresas Iane, São Braz e Semalo. Por meio da análise de conteúdo foram identificadas as categorias cores utilizadas, imagens estampadas e informações oferecidas. Observamos que as cores além de contribuir com o design, evidenciam as informações contidas nas embalagens e atrai a atenção promovendo experiência para os consumidores. Com relação as imagens estampadas constatamos que geram significados e influenciam nas sensações dos consumidores relacionadas à aceitação, à compra e à utilização do produto. Além desses, verificamos que a marca e as informações também exercem influência no processo de compra.

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Publicado

26.10.2020

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Artigos