CONSUMO E DISCURSO NA INDÚSTRIA CULTURAL DA CERVEJA: o lugar da mulher no Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia

Autores

  • Renato Augusto da Silva Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Autor
  • Fábio Francisco de Araujo Universidade Federal do Rio de Janeiro Autor
  • Isabel Balloussier Cerchiaro Universidade Federal Fluminense Autor
  • Karla Andréa Dulce Tonini Universidade Federal do Rio de Janeiro Autor

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o processo discursivo realizado pelo Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia (CECB) para compreender as estratégias de produção de sentido sobre o lugar da mulher, considerando o processo de significação enquanto práticas de ações de promoção e fomento do consumo de cerveja da marca Bohemia. Este estudo parte do paradigma pós-estruturalista e a fim de problematizar as estratégias discursivas para compreender as estratégias de produção de sentido sobre o lugar da mulher na ação do CECB. A pesquisa adotou métodos advindos da etnografia para colher imagens, textos e vídeos das salas de exposição, bem como observações das interações sociais entre os visitantes. A imagem de uma mulher que emerge como protagonista na história da Bohemia sugere que o lugar da mulher no CECB seria o de um importante membro da família. Esse lugar parece corresponder ao perfil do consumidor ao qual se pretende atingir, atuando de modo a projetar uma imagem diferenciada da mulher a partir da personagem de Caroline Kremer na construção da narrativa sobre a história da Cervejaria Bohemia. A estratégia explora a imagem da Caroline no contexto da promoção de uma cerveja diferenciada voltada à família, o que se contrapõe aos estereótipos da cerveja de massa no Brasil no que se refere ao reforço de certo tipo de masculinidade.

Biografia do Autor

  • Renato Augusto da Silva Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Possui graduação em Turismo pela Fundação Educacional São José (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atua como docente de Bebidas do Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui interesse nos seguintes temas de pesquisa: Gastronomia, sociedade e redes sociais; mercado e marketing de bebidas; usos sociais das bebidas; distinção e formação do gosto. Atualmente é coordenador do projeto de extensão TransGarçonne da UFRJ voltado para a inserção de pessoas transgêneras no mercado de trabalho (Gastronomia/Bebidas).
  • Fábio Francisco de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor Adjunto de Gestão de Serviços da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). Especialista em Gestão Internacional pela Universidade Católica Portuguesa - Porto, (UCP/Porto). Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Lecionou no Departamento de Administração de Macaé da Universidade Federal Fluminense - UFF, na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Tem como interesses de pesquisa os temas: Comportamento do Consumidor, Consumo e Cultura, Consumo Alimentar, Consumo de Bebidas, Organizações e Sociedade, Comunicação Organizacional, Teorias Organizacionais, Comportamento Organizacional, Ética nas Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa, Marketing, Marketing de Cinema e Entretenimento, Marketing Cultural e Social, Lazer, Bebidas, Interação e Sociabilidade.
  • Isabel Balloussier Cerchiaro, Universidade Federal Fluminense
    Doutorado em Administração pela EBAPE / Fundação Getúlio Vargas - RJ (2006), Mestrado em Marketing pela Kingston University (1996), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1990) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é chefe de departamento e professora da graduação em administração no Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) - Macaé. Foi professora do mestrado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Últimos cargos de ensino envolveram os cursos de Mestrado e Graduação da Escola de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRANRIO, de graduação em Administração do IBMEC Educacional S.A e da ESPM. Tem interesse em ensino e pesquisa na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Marketing, Comportamento do Consumidor, Gestão de Serviços e Qualidade de Serviços. 
  • Karla Andréa Dulce Tonini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora Adjunto do Curso de Graduação em Gastronomia da UFRJ, Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio), especialista em (MBA) Gestão pela Qualidade Total pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997). Anteriormente atuava como docente dos cursos livres de gastronomia do Senac/RJ, além do curso de graduação em Hotelaria e tutora on line da pós-graduação em Gestão da Segurança de Alimentos do Senac/RJ e da Universidade Castelo Branco. Exerceu função de professora especialista da União Metropolitana de Educação e Cultura, e de professora substituta da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase Administração de Serviços de Alimentação e comportamento do consumidor.

Downloads

Publicado

26.10.2020

Edição

Seção

Artigos