DO MITO DIONISÍACO À INDÚSTRIA CULTURAL DA CERVEJA: significação ideológica e discurso para formação do gosto

Autores

  • Renato Augusto da Silva Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Autor
  • Fábio Francisco de Araujo Universidade Federal do Rio de Janeiro Autor

Resumo

A dimensão ideológica do mito e do esclarecimento que incide sobre a ruptura entre natureza e cultura, entre corpo e mente, atua no processo de configuração do gosto a partir as interações das experiências humanas, apresentando-se como importante valor simbólico socialmente construído para direcionar hábitos e preferências. Este estudo parte da teoria crítica a fim de problematizar o mito e o esclarecimento destes nas estratégias discursivas para compreender as estratégias de produção de sentido, bem como o processo de significação enquanto práticas de gestão. A pesquisa foi realizada no Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia e utiliza análise de dados advindos de imagens, textos e vídeos das salas de exposição, bem como observações das interações sociais entre os frequentadores, seja estes visitantes ou trabalhadores. Os resultados apontam para a construção de uma elaboração discursiva de cunho ideológico que articula elementos do mito e do esclarecimento na perspectiva do logos da distinção e da lógica produtivista, a fim de justificar o gosto e o hábito de consumo por cervejas da marca Bohemia, ocultando as contradições socioeconômicas que atuam nessa configuração que dão sentido às práticas e aos repertórios discursivos apresentados aos trabalhadores e aos potenciais clientes.

Biografia do Autor

  • Renato Augusto da Silva Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    A dimensão ideológica do mito e do esclarecimento que incide sobre a ruptura entre natureza e cultura, entre corpo e mente, atua no processo de configuração do gosto a partir as interações das experiências humanas, apresentando-se como importante valor simbólico socialmente construído para direcionar hábitos e preferências. Este estudo parte da teoria crítica a fim de problematizar o mito e o esclarecimento destes nas estratégias discursivas para compreender as estratégias de produção de sentido, bem como o processo de significação enquanto práticas de gestão. A pesquisa foi realizada no Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia e utiliza análise de dados advindos de imagens, textos e vídeos das salas de exposição, bem como observações das interações sociais entre os frequentadores, seja estes visitantes ou trabalhadores. Os resultados apontam para a construção de uma elaboração discursiva de cunho ideológico que articula elementos do mito e do esclarecimento na perspectiva do logos da distinção e da lógica produtivista, a fim de justificar o gosto e o hábito de consumo por cervejas da marca Bohemia, ocultando as contradições socioeconômicas que atuam nessa configuração que dão sentido às práticas e aos repertórios discursivos apresentados aos trabalhadores e aos potenciais clientes.

  • Fábio Francisco de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor Adjunto de Gestão de Serviços da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). Especialista em Gestão Internacional pela Universidade Católica Portuguesa - Porto, (UCP/Porto). Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Lecionou no Departamento de Administração de Macaé da Universidade Federal Fluminense - UFF, na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Tem como interesses de pesquisa os temas: Comportamento do Consumidor, Consumo e Cultura, Consumo Alimentar, Consumo de Bebidas, Organizações e Sociedade, Comunicação Organizacional, Teorias Organizacionais, Comportamento Organizacional, Ética nas Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa, Marketing, Marketing de Cinema e Entretenimento, Marketing Cultural e Social, Lazer, Bebidas, Interação e Sociabilidade.

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Publicado

01.03.2021

Edição

Seção

Artigos