ASSOCIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DA FRAÇÃO FINA DE MATERIAL PARTICULADO POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS EM UM MUNICÍPIO DE PORTE MÉDIO

Autores

  • Ana Carolina dos Santos Cursino Fatec Guaratinguetá Autor
  • Katia Cristina Mantovani Fatec Guaratinguetá Autor
  • Luiz Fernando Costa Nascimento UNESP Guaratinguetá Autor

Resumo

O objetivo deste estudo é estimar a associação entre exposição à fração fina do material particulado e internações por doenças respiratórias em crianças residentes São José do Rio Preto, SP. Compreende em um estudo ecológico de séries temporais, realizado no município de São José do Rio Preto – SP, no período de 01.01.2015 e 31.12.2017, de crianças com até 10 anos de idade. Utilizaram-se dados diários sobre o número de internações obtidos do DATASUS e os poluentes da CETESB, ajustados pela temperatura mínima e umidade relativa do ar. Foi utilizado o modelo generalizado da Regressão de Poisson para estimar os riscos relativos das exposições no desfecho – internação e foram consideradas defasagens de zero até cinco dias, com intervalo de confiança de 95% e com o ?=5%. Ocorreram 2.096 internações (1.160 meninos e 936 meninas); para o sexo feminino obteve-se risco relativo (RR) de 1,054 no lag 5 e nos meninos a exposição foi significativa no lag 5 com um RR de 1,047 no modelo unipoluente, para ambos, o resultado de exposição apresenta significância em quase todos os lags e o risco relativo chegou a 1,041. Identificou-se que a exposição à fração fina tem efeito significativo nas internações hospitalares por doenças respiratórias em ambos os sexos em longo prazo.

 

 

Biografia do Autor

  • Ana Carolina dos Santos Cursino, Fatec Guaratinguetá
    Graduanda em Gestão Empresarial da Fatec Guaratinguetá;
  • Katia Cristina Mantovani, Fatec Guaratinguetá
    Doutora em Env=genharia Mecânica. Docente há 25 anos. Mestre em Educação. Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas pela USP e Bacharelado em Estatística pela UFSCar.
  • Luiz Fernando Costa Nascimento, UNESP Guaratinguetá
    possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1971), graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade de Taubaté e Professor dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté (Ciências Ambientais) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Área de Projeto). Tem experiência na área de Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Baixo Peso, Modelos Preditivos utilizando Lógica Fuzzy e Análise Multivariada. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Análise Espacial, sendo lider de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq. Desenvolve também, estudos sobre os efeitos da Poluição Ambiental na Saúde, na região do Vale do Paraíba paulista. Faz parte do quadro de Assessores Científicos da FAPESP, é consultor do Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde do Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

26.10.2020

Edição

Seção

Artigos