METODOLOGIA ATIVA E INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM : “DESIGN THINKING”

Autores

  • Karen Cristina de Carvalho Nunes de Lima Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Fatec Prof. João Mod Autor
  • Karoline de Carvalho Nunes de Lima Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Autor
  • Maria Cristina Neves Carvalho Antunes de Oliveira Centro Universitário Teresa D’Ávila - UNIFATEA Autor

Resumo

O presente artigo demonstra que o ensino tradicional deixou de ser atrativo para o aluno, devido a métodos obsoletos no processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo a utilização das etapas do Design Thinking (DT) como prática inovadora, aplicado como metodologia ativa, visando a construção colaborativa em sala de aula. A metodologia deste artigo se demonstra por meio da revisão bibliográfica de artigos científicos relacionados ao Design e metodologias ativas. E para isso, os estudos de caso abordados mostram que as ferramentas do DT aplicadas, auxiliam para estimulação da autonomia estudantil, despertando suas habilidades e potencialidades, de forma a se tornar protagonista de seu aprendizado. Ademais, sua aplicação poderá gerar desenvolvimento na vida profissional do estudante contemporâneo, tais como adequação às mudanças, capacidade de resolução de problemas por meio de outras perspectivas, estimulando o pensamento crítico.

Biografia do Autor

  • Karen Cristina de Carvalho Nunes de Lima, Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Fatec Prof. João Mod
    Professor de Ensino Superior - Coordenação de Curso - Eventos
  • Karoline de Carvalho Nunes de Lima, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL
    área de Direito
  • Maria Cristina Neves Carvalho Antunes de Oliveira, Centro Universitário Teresa D’Ávila - UNIFATEA
    professora de ensino superior

Downloads

Publicado

12.12.2019

Edição

Seção

Artigos