ANDRAGOGIA – A EDUCAÇÃO DO ADULTO

Autores

  • Luciana Franzin Centro Universitário Barão de Mauá Autor
  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Universidade Federal de São João Del-Rei Autor

Resumo

O presente estudo tem a intenção de discutir alguns pontos a respeito da metodologia de ensino voltada para os adultos, chamada de Andragogia, bem como descortinar alguns conceitos e características para uma melhor compreensão, tanto por parte do educador quanto do aluno no que se refere ao ensino de adultos. A metodologia empregada terá como viés de concepção a pesquisa exploratória, pautada na pesquisa bibliográfica, com alguns elementos que remetem a forma de pesquisa qualitativa onde ocorreram as análises dos itens apresentados na bibliografia. Como resultado percebemos que a Andragogia já está inserida nas instituições de ensino, principalmente as com o sistema EAD, ainda que de maneira tímida. E como consideração final, podemos afirmar que a Andragogia deve ser vista, entendida e analisada como um modelo de educação de adultos, muito mais adequada a esses estudantes do que a Pedagogia Tradicional.

Biografia do Autor

  • Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Universidade Federal de São João Del-Rei
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Docente da pós-graduação modalidade EaD do Centro Universitário Barão de Mauá nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, avaliação e metodologias em educação ambiental e orienta trabalhos de conclusão. Atua como Tutor no Curso de Especialização em Computação aplicada à Educação Básica oferecido pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação) - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

12.12.2019

Edição

Seção

Artigos