AS PARTICULARIDADES DO MARKETING GLOBAL COM ATRIBUTOS DE NEGOCIAÇÃO NO CENÁRIO INTERNACIONAL
Resumo
Observa-se que as negociações globais estão configuradas em um ambiente mercadológico com o objetivo de diminuir barreiras ao comércio, países geográficamente e politicamente próximos com regiões comerciais afins, organizam-se cada vez mais em forma de blocos econômicos. O objetivo deste artigo é discutir as negociações entre países que têm levantado temas relacionados com meio ambiente e a produção agrícola, nesses questionamentos encontram-se interesses comerciais onde de forma indireta são inseridas barreiras não tarifárias, interferindo principalmente nas exportações dos países em desenvolvimento. Surgem também outras questões polêmicas como preocupações sociais, boas práticas, exploração de mão de obra infantil e produção ambientalmente correta. De fato, a sociedade está conscientizada para conviver com uma política agro-ambiental correta. Com isso, planejamentos estatais e privados de políticas agrícolas devem conter estratégias que atendam essa nova preocupação ambiental para favorecer as transações comerciais.
Palavras-chave: Negociações, Países, Mercados, Interesses comerciais.