CORRELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTOS EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E O DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO EMPRESARIAL

Autores

  • Vagner Horz Universidade Federal do Rio Grande - FURG Autor
  • Anderson Betti Frare Universidade Federal do Rio Grande - FURG Autor
  • Lissandro Dorneles Dalla Nora Universidade Franciscana - UFN Autor
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG Autor

Resumo

O presente trabalho buscou encontrar uma relação entre investimentos em qualificação profissional dos colaboradores das empresas pesquisadas e o desempenho econômico-financeiro destas, no período de 2013 a 2015. Para tanto, foram coletados dados quantitativos, junto às 100 Maiores Empresas do Brasil pelo Ranking da Revista Exame do ano de 2013, a fim de se reunir informações suficientes para analisar a correlação entre as variáveis econômicas e de desempenho das organizações. A metodologia utilizada foi definida quanto ao seu objetivo como descritiva, já em relação ao procedimento técnico adotado caracteriza-se como análise documental, e com abordagem quantitativa. Os dados coletados junto a relatórios financeiros e balanços sociais foram selecionados e tabulados em uma planilha eletrônica, para posteriormente serem calculados os índices de correlação entre as variáveis desejadas. Deste modo, com os dados organizados Excel e em posse dos resultados, foi elaborada a análise e interpretação deles, indicando que no período estudado tenha havido uma diminuição das receitas, lucros e investimentos internos em qualificação profissional, não existindo assim correlação significante entre as variáveis econômicas e financeiras de desempenho no período estudado.

Biografia do Autor

  • Vagner Horz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Tem experiência na área de Ciências Contábeis. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - RS e com Especialização em Gestão Estratégica em Pessoas pela Universidade Franciscana - UFN. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Anderson Betti Frare, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF) e Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON). Desenvolve pesquisas na linha de Controladoria e Controle Gerencial.
  • Lissandro Dorneles Dalla Nora, Universidade Franciscana - UFN
    Administrador de empresas, Bacharel pelo Centro Universitário Franciscano (2008), mestre em Engenharia de Produção (2011) pela universidade Federal de Santa Maria e doutorando do programa de pós-graduação em nanociências pelo Centro Universitário Franciscano. Atualmente é Professor e Coordenador do Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Administração e Engenharia de Produção, atuando como professor e consultor nas seguintes áreas: Finanças, Inovação e Competitividade, Ambientes de Inovação, Planejamento e Gestão Estratégica, Avaliação de Desempenho, Análise de Investimentos.
  • Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Downloads

Publicado

12.12.2019

Edição

Seção

Artigos