ANÁLISE DOS CURSOS COM FORMAÇÃO SIX SIGMA: um estudo em instituições do Vale do Paraíba

Autores

  • Marilia Macorin de Azevedo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Unidade de Pós-graduação Autor
  • Sergio Tenório dos Santos Neto Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Unidade de Pós-graduação Autor

Resumo

Observa-se que uma das atividades profissionais do formando em Engenharia de Produção está intimamente relacionada com Gestão da Qualidade. Neste contexto, há necessidade de preparar esse profissional para conhecer e utilizar ferramentas de qualidade que permitam uma gestão dos processos com eficiência e eficácia. A metodologia Six Sigma foi desenvolvida pela Motorola em 1980 com essa finalidade. Este artigo apresenta um estudo sobre a formação Six Sigma em empresas de treinamento e instituições de ensino do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, a partir de um mapeamento dos cursos das instituições da região, identificando suas características e conteúdos curriculares. O objetivo é identificar como estão estruturados os cursos para formação de Green Belts em empresas de treinamento e instituições de ensino da região do Vale do Paraíba, comparando com as recomendações propostas por uma reconhecida entidade certificadora internacional.  Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com método de análise documental e uma pesquisa de campo com as instituições selecionadas. Observou-se que as instituições pesquisadas apresentam diferenças entre cargas horárias, exigência de avaliação e exigência de projetos para certificação, demonstrando que não existe um modelo único de curso no mercado estudado. Quanto às dimensões dos conteúdos programáticos, constatou-se que a maioria das instituições apresenta conteúdos muito próximos ao padrão de certificação internacional selecionado, porém com oportunidades de melhoria.

Biografia do Autor

  • Marilia Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Unidade de Pós-graduação
    Doutora em Engenharia pela USP. Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP. É docente da FATEC SP e pesquisadora na Unidade de Pós-graduação, Entensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. Realiza pesquisas na área de Gestão da Qualidade,  Gestão Estratégica da TI e em Gestão e Avaliação da Educação Profissional.
  • Sergio Tenório dos Santos Neto, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Unidade de Pós-graduação
    Mestre em Gestão e Tecnologia de Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza, Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Metodista de Piracicaba, Especialista em Automação e Controle de Processos pela Universidade de Taubaté, e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Líder na norma ISO 9001, possui certificações Green e Black Belt pela Novelis do Brasil Ltda. Trabalhou em empresas como Itaú, Copersucar, Açúcar União, Alcan e Novelis do Brasil. Atualmente é Professor Universitário na FATEC Guaratinguetá onde também é membro do Núcleo Local de Inovação e da Incubadora Tecnológica da unidade.Na FATEC tem ministrado as disciplinas de Tópicos Avançados de TI, Governança de TI, Empreendedorismo e Comunicação Empresarial. Também é professor do curso de atualização Lean Six Sigma da Fatec Guaratinguetá em parceria com a FAT (Fundação de Apoio a Tecnologia).

Downloads

Publicado

08.07.2019

Edição

Seção

Artigos