“O MITO É O NADA QUE É TUDO”: o ensino de física e o caso do problema da coroa do rei Hierão

Autores

  • Nasser Meneghetti Lanza UCS - Universidade de Caxias do Sul. Autor
  • Julia Flach Boff Manfro UCS - Universidade de Caxias do Sul. Autor
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor

Resumo

Resumo

O objetivo é apresentar uma alternativa de (re)solução para o problema da coroa do rei Hierão, de Arquimedes, tendo por base a solução apontada por Galileu, discutindo a apresentação adotada nos livros didáticos da área de Física. O método teve enquanto suporte à linha crítica de Galileu, enquanto oposição a história contada nos livros didáticos de Física. Para tal, apresenta-se uma análise qualitativa com mapas conceituais, na busca por subsunçores, e de avaliação de resultados após a aplicação de uma atividade usando a Balança Hidrostática.

Palavras-Chave: Problema de Arquimedes, Livros didáticos, Ensino de Física.

Biografia do Autor

  • Nasser Meneghetti Lanza, UCS - Universidade de Caxias do Sul.

    Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UCS – Universidade de Caxias do Sul. Professor no CETEC/UCS – Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul. 

  • Julia Flach Boff Manfro, UCS - Universidade de Caxias do Sul.

    Graduanda em Física na UCS – Universidade de Caxias do Sul.

     

  • Marcelo Prado Amaral-Rosa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Dr. em Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

08.07.2019

Edição

Seção

Ensaio