PROPOSTA PARA APLICAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO EM MATEMÁTICA UTILIZANDO A TAXONOMIA DE BLOOM E GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIAS ATIVAS: um estudo de caso

Autores

  • Ramon Oliveira Borges dos Santos Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal Lorena Centro Universitário Internacional - Uninter Autor
  • Luana Maryan de Almeida Rodrigues de Souza Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal Lorena Autor
  • Regina Elaine Santos Cabette Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal Lorena Autor

Resumo

Esse trabalho visa contribuir para o ensino na engenharia utilizando metodologias ativas. Foram escolhidas duas metodologias no cenário educacional de ensino superior, são elas a taxonomia de Bloom e Gamificação. A taxonomia de objetivos educacionais visa orientar docentes como transmitir o conhecimento para os alunos de maneira clara e eficiente, trabalhando com os três pilares principais do conhecimento segundo ele são os domínios cognitivos, afetivo e psicomotor. A Gamificação é apresentada como uma forma de avaliação, essa técnica é bem aceita em industrias para treinar e qualificar operários, sendo sua principal vantagem estimular os alunos à aprenderem através de jogos que cativem e o faça-os interagirem com o game. Será ofertado um curso de extensão de Fundamentos de Matemática e futuramente Estatística e Probabilidade. Assuntos importantes e imprescindíveis para qualquer curso de exatas. Sendo um curso de curto a médio prazo, será apresentado ao aluno todo o conteúdo necessário da disciplina, através das ideias proposta pela taxonomia de Bloom, ao final de cada curso o aluno será avaliado através da Gamificação. Assim faremos um levantamento estatístico do desempenho dos alunos, podendo concluir se realmente essa técnica é eficiente.

Biografia do Autor

  • Ramon Oliveira Borges dos Santos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal Lorena Centro Universitário Internacional - Uninter
    Estudante de Engenharia Mecânica e Licenciatura em Matemática.
  • Luana Maryan de Almeida Rodrigues de Souza, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal Lorena
    Estudante de Engenharia Civil.
  • Regina Elaine Santos Cabette, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal Lorena
    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006), pós-doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e pós-doutorado em Computação e Matemática Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). É Professora no UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena e membro do comitê de ética em pesquisa do UNISAL. Atuou como pesquisadora colaboradora do projeto temático da FAPESP - Dinâmica de Satélites Artificiais, no item ATITUDE e ESTABILIDADE DE SATÉLITES. É membro da Comissão de Ética em Pesquisa do Unisal. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Inovação Acadêmica, Sustentável e Social que possui duas linhas de pesquisa definidas sendo Projetos Inovadores de Aprendizagem e Projetos Sustentáveis e Sociais. São projetos inovadores de aprendizagem: melhoria de processos de aprendizagem, gestão de operações nos cursos de engenharia, gestão de disciplinas optativas e complementares e projetos sustentáveis e sociais: sustentabilidade voltada a eficiência energética, utilização de energias renováveis, economia de recursos naturais, e melhoria sociais como acessibilidade e tecnologia assistiva. Participa como revisora dos periódicos: Acta Astronautica e Mathematical Problems in Engineering. Participa como revisora de projetos de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Possui trabalhos desenvolvidos nas áreas: Engenharia Aeroespacial, Trajetórias e Órbitas, Estabilidade de Satélites Artificiais, Movimento Rotacional, Estabilidade e Controle, Torques Externos Atuantes em Satélites. Todos esses trabalhos abrangem o setor de atividade em Astronáutica e Espaço. Possui projetos de desenvolvimento tecnológico como o UNISAL CELERITAS que é um projeto de criação de um carro ecológico. O projeto tem uma característica sustentável, pois sua principal função é aumentar o tempo de carga da bateria com métodos renováveis de captação de energia.O projeto UNISAL CELERITAS apresenta várias fontes de geração de energia, no caso: solar ou fotovoltáicas, eólica e a energia reaproveitada dos freios. A utilização de várias formas de geração de energia elétrica torna-se complexa, necessitando assim de um controle para que haja máxima eficácia na utilização da energia. Além disso, o grupo se dedica também a construção de um carro elétrico e um mini baja para competição e projetos na área da tecnologia assisitiva. 

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Publicado

08.07.2019

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Seção

Artigos