MÔNADAS NARRATIVAS: proposta de análise para a pesquisa no ensino de Ciências da Natureza

Autores

  • Carla Melo da Silva PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor
  • Daniela da Costa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor
  • Simone Mertins PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor

Resumo

O objetivo é apresentar uma proposta de análise de narrativas por meio de Mônadas, tendo em vista à identificação da potencialidade das perguntas dos estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem em Química. O tema de pesquisa são as representações dos professores frente à valorização das perguntas dos estudantes para a aprendizagem em Química. Apresenta-se quatro critérios preliminares no que tangem a análise de dados por meio de Mônadas Narrativas com base em Walter Benjamin, tendo por base a narrativa de um professor. Por fim, ratifica-se que as narrativas são um meio de valorizar o desenvolvimento profissional docente, pois permite a reflexão de suas práticas e a reconstrução de saberes.

Palavras-chave: Mônadas, Narrativas, Ensino de Ciências da Natureza

Biografia do Autor

  • Carla Melo da Silva, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Doutoranda no PPG em Educação em Ciências e Matemática.
  • Daniela da Costa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Mestranda no PPG em Educação em Ciências e Matemática.
  • Simone Mertins, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Mestranda no PPG em Educação em Ciências e Matemática.
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Dr. em Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

19.12.2018

Edição

Seção

Artigos