AVALIAÇÃO INTERNA – FACULDADES DE TECNOLOGIA

Autores

  • Renata de Castro Marcondes de Freitas FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Autor
  • José Celso Freire Junior UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Autor
  • Kamila Amato de Campos FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Autor
  • Deborah Orsi Murgel FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Autor
  • Vanessa Cristhina Gatto Chimendes FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá Autor

Resumo

Atualmente a qualidade de serviços e produtos é considerada um fator importante para a criação, desenvolvimento e manutenção de uma melhoria contínua, tanto no aspecto individual quanto institucional. Dada a importância de se alcançar tal qualidade, este artigo teve como objetivo identifcar como duas institições particulares trabalham com o processo de avaliação interna e qual a visão dos professores de uma instituição pública em relação ao processo de avaliação interna, do qual participam. Para isso foi utilizado o método do estudo de caso que permite descrever o estudo em questão e esclarecer as decisões a serem tomadas. Com uma abordagem quantitativa, utilizou-se de questionários para o levantamento dos dados necessários para a identificação de boas práticas em relação ao processo de avaliação e para conhecer qual a visão dos professores da FATEC Guaratinguetá em relação ao processo do qual participam. Com isso, pretendeu-se na primeira pesquisa estabelecer comparação entre as instituições particulares e a FATEC, para assim conhecer onde a FATEC pode melhorar em seu processo. Na segunda pesquisa pretendeu-se conhecer como os professores olham para o processo e como os mesmos podem ajudar com sugestões para que assim a avaliação interna possa se tornar melhor, rápida, e confiável.

Biografia do Autor

  • Renata de Castro Marcondes de Freitas, FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
    Mestre - Unesp Guaratinguetá (Gestão e Otimização). Pós Graduada - MBA em Gestão da Produção (2010) pela UNESP Guaratinguetá. Graduada em Automação de Escritórios e Secretariado - Fatec Guaratinguetá (2000). Trabalhou 11 anos em indústria e desde 2007 é professora na FATEC Guaratinguetá. Atualmente é responsável pela disciplina de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) no curso de Gestão Empresarial.
  • José Celso Freire Junior, UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
    José Celso Freire Junior concluiu o doutorado em Informatique na Université Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier) em 1997. É Mestre em Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? e ocupa a função de Assessor Chefe de Relações Externas da UNESP. Nesta posição tem participado como palestrante em diversos eventos no exterior. É atualmente Presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional - FAUBAI, associação da qual participam responsáveis pelos setores de relações internacionais de cerca de 250 IES Brasileiras. Publicou mais de 60 trabalhos científicos em periódicos e conferências. Participou como apresentador e palestrante em diversos eventos científicos no Brasil e no exterior. Orienta atualmente uma tese de doutorado e já orientou ou co-orientou 5 dissertações de mestrado, 11 Monografias de Cursos de Especialização e mais de 30 alunos de graduação em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Educação. Coordenou e participou como membro de 6 projetos de pesquisa.
  • Kamila Amato de Campos, FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
    Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado pela mesma Instituição (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Produção e de Materiais e Metalúrgica. Atua como Professora II-B da Fatec Prof. João Mod - Guaratinguetá, ministrando disciplinas na área de Exatas e Logística.
  • Deborah Orsi Murgel, FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
    Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas, pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985).Atualmente é Professora III e Coordenadora do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS, da Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, do Centro Paula Souza. Possui experiência de mais de 30 anos em modelagem e desenvolvimento de sistema e experiência docente de 26 anos na área de Informática. Atua a 21 anos na área de Gestão Acadêmica. Possui Curso Técnico profissionalizante em Programação de Sistemas pela Universidade Estadual de Campinas, (1977).
  • Vanessa Cristhina Gatto Chimendes, FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
    Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Toledo (1996) . Especialização em Gestão da Produção na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP / Guaratinguetá (2000). Especialização em Administração Financeira e Auditoria na Universidade de Taubaté (2000). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2007). Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Guaratinguetá, com especialidade em economia da tecnologia. Professora 3/D na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá - FATEC. 

Downloads

Publicado

04.07.2017

Edição

Seção

Artigos