ESCOLHA DA PROFISSÃO DO ADOLESCENTE: Pré-teste

Autores

  • José Edson Silva UNITAU - Universidade de Taubaté Autor
  • Márcia Maria Dias Reis Pacheco UNITAU - Universidade de Taubaté Autor

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar o instrumento “pré-teste” como meio de calibração e validação do questionário elaborado para a coleta de dados em pesquisa científica, com fundamentação na proposta de Gray (2012). A aplicação do questionário pré-teste ocorreu numa escola pública estadual localizada num município do Vale do Paraíba Paulista. Houve a participação de dezessete (17) sujeitos, sendo todos eles adolescentes e alunos do ensino médio. O questionário aplicado tem caráter sócio-econômico e é composto de cinquenta e quatro (54) questões fechadas com sua estrutura voltada para o tema da escolha profissional. Os dados coletados foram lançados em planilha eletrônica e organizados em gráficos e tabelas permitindo a análise e a discussão dos dados. Os resultados alcançados com o uso do pré-teste mostraram as potencialidades e fragilidades do questionário, bem como evidenciou as lacunas e as oportunidades de ajustes no questionário que refere-se a uma pesquisa em andamento.[1]Além disso, foi possível o aprofundamento no entendimento do objeto de pesquisa em andamento por meio dos dados coletados em pequena escala, mas que trouxeram clareza com relação à relevância do tema estudado.

 

Biografia do Autor

  • José Edson Silva, UNITAU - Universidade de Taubaté
    Técnico em Mecânica formado pela UNESP - Guaratinguetá, Tecnólogo em Mecânica formado pelas Faculdades Integradas de Cruzeiro, Pós-Graduado em Gestão de Produção pela UNESP - Guaratinguetá, Mestrando pela Universidade de Taubaté do Programa de Desenvolvimento Humano. Área Interdisciplinar. Experiência de 25 anos na indústria do Vale do Paraíba.
  • Márcia Maria Dias Reis Pacheco, UNITAU - Universidade de Taubaté
    Doutora em Pedagogia pela PUC-SP; professora da graduação e pós-graduação na Universidade de Taubaté; Supervisora de Ensino Estadual no município de Taubaté.

Downloads

Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos