A LOGÍSTICA REVERSA: Diagnóstico de processos em uma indústria de alimentos

Autores

  • Walter Roberto Hernandez Vergara Universidad Nacional de Ingenieria - UNI - PERU Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Autor
  • Juliana Suemi Yamanari Universidade de São Paulo - USP Autor

Resumo

O artigo aborda um estudo de caso sobre os fatores que influenciam o retorno indevido de biscoitos dos varejistas do sul do Estado de Minas Gerais. Esta pesquisa foi realizada em uma indústria de médio porte, produtora de biscoitos. A indústria alimentícia possui características particulares que sinalizam a importância da eficiência dos processos logísticos. Assim, com base em uma fundamentação teórica sobre a logística, canais de distribuição e logística reversa, bem como em aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa, foram coletados e analisados dados/informações pertinentes sobre os processos transacionais do setor de distribuição e vendas. O diagnóstico realizado permitiu a identificação da política de distribuição da empresa que influencia na gestão dos recursos e, consequentemente afeta o retorno financeiro referente às vendas de biscoitos. Dessa forma, foram propostas melhorias e tópicos que podem ser aprofundados em futuras pesquisas. 

Biografia do Autor

  • Walter Roberto Hernandez Vergara, Universidad Nacional de Ingenieria - UNI - PERU Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Engenheiro Industrial formado pela Universidad Nacional de Ingenieria (Lima-Perú), ano 1977. Especialização em Economia - Métodos Quantitativos da Economia, Convênio entre a Universidad Nacional Maior de San Marcos (Lima - Peru), Instituto Nacional de Estatística (Lima - Peru) e o CIENES (Chile), ano 1985. Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em ciências cognitivas, inteligência artificial e ergonomia (UFSC), ano 1989 1990. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ano 1991-1995. Aperfeiçoamento em Ergonomia e Inteligência Artificial no Conservatoire de Arts et Metiers (Paris-França) e no Institute for Systems Engineering and Informatics (ISPRA) - Commission of the European Communities, Varesse, Itália, ano 1992.
  • Juliana Suemi Yamanari, Universidade de São Paulo - USP
    Mestranda de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (USP-EESC).

Downloads

Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos