STARTUP: panorama e desenvolvimento no Vale do Paraíba

Autores

  • Camila Martinelli Rocha FATEC Guaratinguetá Autor
  • Caroline de Oliveira Calsa FATEC Guaratinguetá Autor
  • Carolina Heilig da Silva FATEC Guaratinguetá Autor

Resumo

O artigo tem como proposta verificar o desenvolvimento das Startups na região do Vale do Paraíba, já que essa nova forma de empreender vem sendo aplicada em grandes polos econômicos de forma estratégica e inovadora. Evidenciar o quanto uma região está desenvolvida de forma tecnológica e apta a receber uma Startup, torna-se relevante pelo novo perfil social, onde pessoas comuns passam a construir ideias de forma mais constante. O conteúdo foi elaborado afim de, investigar e apresentar um panorama sobre a Startups na região do Vale do Paraíba e também de forma paralela trazer a relação coma inovação e a tecnologia. Foram aplicadas pesquisas bibliográficas e quantitativas, bem como um levantamento de dados para tratar a questão, o que permitiu verificar que a região tem oportunidades dentro do atual quadro de Startups, uma vez que as mesmas só ocorrem em cidades mais desenvolvidas economicamente.

Biografia do Autor

  • Camila Martinelli Rocha, FATEC Guaratinguetá
    Mestranda no Centro Paula Souza - CEETEPS no Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação, MBA em Gestão Estratégica de Negócios Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E. Lorena - UNISAL (2007), Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP (2005), graduação em Desenho Industrial - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - FATEA (2002) e cursos de curta duração nas áreas de informática, qualidade e administração. Atualmente é professora em regime integral na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá - FATEC, das disciplinas de Informática, Fundamentos da Inteligência Artificial, Fundamentos da Computação Gráfica, Sistemas Hipermídia e Multimídia e Fundamentos da Tecnologia da Informação. Tem experiência profissional na área de Desenho Industrial atuando como designer em setores de infomática e comunicação/marketing em instituições educacionais

Downloads

Publicado

07.07.2016

Edição

Seção

Artigos