FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo preliminar sobre Metodologias Ativas

Autores

  • Roberto Kanaane Centro Paula Souza Autor
  • Angela Teresa Freneda da Silva Tramonte Mestranda em Educação Pós-Graduação CEETEPS – São Paulo. Brasil Autor

Resumo

Resumo - O contexto da pesquisa foi uma Escola Estadual de Educação Básica do interior do estado de São Paulo, com o propósito de analisar as relações entre dificuldades, queixas e expectativas sobre as metodologias utilizadas pelos professores. A abordagem utilizada foi uma pesquisa por amostragem com 30 professores a partir de um questionário semiestruturado, pesquisa bibliográfica e grupos de discussões. O que se pode concluir, é que, ao contrário das disciplinas eminentemente teóricas, a percepção dos respondentes frente aos dados da pesquisa sinaliza que a adoção das Metodologias Ativas poderá contribuir para uma melhor atuação metodológica dos professores e maior motivação dos alunos.

Biografia do Autor

  • Roberto Kanaane, Centro Paula Souza

    Centro Paula Souza

    Unidade de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa

  • Angela Teresa Freneda da Silva Tramonte, Mestranda em Educação Pós-Graduação CEETEPS – São Paulo. Brasil

    Mestranda em Gestão da Educação Profissional - CEETEPS - SP

    Prof. de Ensino Técnico - ETEC Philadelpho Gouvêa Neto - São José do Rio Preto - CEETEPS

    Professora Orientadora Pedagógica - Programa Especial de Formação de Docentes - CEETEPS - SP

    Diretora de Escola - EE Prof. Walfredo de Andrade Fogaça - São José do Rio Preto - SP

Downloads

Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos