ESTUDO SOBRE O DESIGN NOS PROCESSOS DE GAMIFICAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Thais Lari Braga Cilli Centro Paula Souza Autor
  • Rubens Eduardo Docampo Antonini Centro Paula Souza Autor
  • Emerson Freire Centro Paula Souza Autor
  • Marília Macorin de Azevedo Centro Paula Souza Autor

Resumo

A partir da propagação em larga escala dos equipamentos digitais em redes, o design vem ao mesmo tempo ganhando maior relevância em diversas áreas da sociedade e mudando suas características intrínsecas, adquirindo um papel estratégico na produção de conhecimento, por seu caráter transversal, isto é, sua participação em vários domínios. Neste estudo, por meio de levantamento bibliográfico, procurou-se examinar essas modificações e sua aplicação no domínio da educação, mais especificamente, no processo de ensino gamificado, por este permitir detectar não somente os desafios lançados ao design na atualidade como também verificar a maneira como eles aparecem nas próprias experiências de gamificação.

Biografia do Autor

  • Thais Lari Braga Cilli, Centro Paula Souza
    • Aluna do Programa de Mestrado do Centro Paula Souza em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
  • Rubens Eduardo Docampo Antonini, Centro Paula Souza
    • Aluno do Programa de Mestrado do Centro Paula Souza em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
  • Emerson Freire, Centro Paula Souza
    • Professor no Programa de Pós-Graduação do Centro Paula Souza
    • Coordenador do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) - Fatec Jundiaí
    • Pesquisador do grupo CTeMe - Unicamp
  • Marília Macorin de Azevedo, Centro Paula Souza
    • Unidade de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza
    • Área de Educação Tecnológica / Sistemas de Produção

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Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos