COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: uma proposta de ensino para cursos superiores de formação de tecnólogos
Resumo
Espera-se que um curso superior de tecnólogo entregue ao mercado de trabalho, profissionais prontos. A Comunicação Empresarial (CE), entendida como ferramenta constituinte do ethos das empresas e instituições, exige reflexão e pensamento abstrato. Considerando a complexidade linguística, os problemas inerentes à área e a diversidade de temas à CE associados, ensinar essa disciplina se torna um desafio importante. Um modo de responder a esse desafio, tem se mostrado particularmente efetivo tanto em despertar o interesse dos alunos como nos resultados, consubstanciados em trabalhos de bom nível como parte das exigências da cadeira. Essa metodologia proporciona solidez teórica e privilegia a compreensão do processo de formação e manutenção do ethos da empresa a partir da consciência de seus valores. Acredita-se que trabalhos efetuados junto a empresas e instituições reais complementam e solidificam os conhecimentos. A experiência tem evidenciado que a insegurança e mesmo o medo de procurar empresas reais para oferecer soluções se transforma em entusiasmo e proporciona excelentes resultados. Há indícios de uma tendência de maior frequência da CE como tema de monografias entre alunos que passaram por essa disciplina.