APLICAÇÃO DA NORMA ISO 9241 PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES INTERATIVAS, EFICIENTES E AGRADÁVEIS EM AMBIENTES EAD (ENSINO A DISTÂNCIA)

Autores

  • Karina Buttignon FATEC Guaratinguetá Autor
  • Camila Martinelli Rocha FATEC Guaratinguetá Autor
  • Glauco da Silva FATEC Guaratinguetá Autor

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com a seguinte proposta: a aplicação de alguns conjuntos da Norma ISO 9241 em interfaces dos Ambientes de Ensino à Distância (EAD), tornando-as mais interativas, eficientes e agradáveis durante a execução de atividades pelo usuário. Para a elaboração desse artigo foram pesquisadas informações relacionadas à: Ensino à Distância (EAD); Ambiente de Ensino à Distância – (TelEduc – versão 3.0); Normas ISO e conceitos de Qualidade; Norma ISO 9241. Com base nos itens descritos acima, a aplicação funcional da norma, é exemplificada em uma das ferramentas do Ambiente de Ensino à Distância TelEDUC - versão 3.0. Como produto final, pode-se constatar as alterações quanto à navegabilidade, usabilidade e visual, tornando o ensino/aprendizagem em um ambiente virtual objetivo e dinâmico para o usuário. É importante destacar que a aplicação do conjunto de normas da ISO 9241 definida nesse artigo pode ser adaptada para qualquer outro ambiente EAD e em qualquer versão.

Biografia do Autor

  • Karina Buttignon, FATEC Guaratinguetá
    Possui Graduação em Processamento de Dados 1994 (UNITAU), Especialização em Informática Empresarial 2001 (Feg-Unesp), Especialização em Didática do Ensino Superior 2005 (FAPI), Programa de Formação Especial para docentes - Licenciatura 2008 (FATEC-SP). Atualmente é professora Associada da FATEC- Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, no curso de Informática e Gestão empresarial, também exerce o cargo de professora e responsavel pela manutenção dos laboratórios da escola Técnica - ETEC João Gomes de Araújo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Hardware, Redes, Sistemas de Informação e Informática na Educação.

Downloads

Publicado

08.05.2012

Edição

Seção

Artigos