O DESIGN COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Douglas Simplicio Dias UNITOLEDO Autor
  • Vanessa Cristhina Gatto Chimendes FATEC Guaratinguetá Autor

Resumo

O presente artigo tem como foco principal apresentar o design como uma importante ferramenta dentro do planejamento estratégico das organizações, uma visão geral da profissão, seus métodos, ambiente onde atua e a formação profissional oferecida por instituições de ensino. Com base nos dados obtidos, propor a inclusão da matéria em cursos de graduação e pós-graduação das áreas de comunicação e administração objetivando com isso promover uma mudança na forma em que os profissionais de diferentes áreas interagem no ambiente corporativo. A metodologia utilizada foi pautada em pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Ao final do artigo são apresentadas possíveis direções a se tomar para alcançar a meta que é a interação interdisciplinar com foco em resultados positivos.

Biografia do Autor

  • Douglas Simplicio Dias, UNITOLEDO
    Bacharel em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Bauru, Pós-graduando em Comunicação Empresarial pela UNITOLEDO,Atuando na área de Design Gráfico e Web Design – Araçatuba – São Paulo – Brasil-
  • Vanessa Cristhina Gatto Chimendes, FATEC Guaratinguetá
    Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Toledo (1996) . Especialização em Gestão da Produção na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP / Guaratinguetá (2000). Especialização em Administração Financeira e Auditoria na Universidade de Taubaté (2000). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2007). Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Guaratinguetá, com especialidade em economia da tecnologia. Professora Associado na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá - FATEC , coordenadora do curso de Tecnólogo em Gestão Financeira e coordenadora de Trabalho de Graduação.

Downloads

Publicado

16.02.2018

Edição

Seção

Artigos