UMA PROPOSTA DE ARRANJO FÍSICO EM UMA INDÚSTRIA RECICLADORA DE RESÍDUOS HOSPITALARES

Autores

  • Walter Roberto Hernandez Vergara Universidad Nacional de Ingenieria - UNI - PERU Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Autor
  • Fabio Alves Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD Autor
  • Juliana Suemi Yamanari Universidade de São Paulo/USP Autor

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso em uma usina de reciclagem de resíduos hospitalares (SanCristo) que, devido ao grande rigor da legislação que regula o destino dos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde, tanto dos pequenos como dos grandes geradores, a empresa teve um aumento rápido e significativo em sua demanda, principalmente por ser a única que atende a região da Grande Dourados. Um novo layout foi proposto a partir de estudos considerando a capacidade atual da empresa, fluxos do processo produtivo, segurança do trabalhador e demanda da região. A metodologia utilizada baseou-se no SLP (Systematic Layout Planning) e viabilizou o estudo segundo a realidade atual da empresa. A presente pesquisa possibilitou identificar os recursos que limitam a melhoria da produtividade da empresa, capacidade ociosa de alguns postos de trabalho e gargalos. Por fim, o trabalho em questão proporcionou à SanCristo mais flexibilidade e alinhamento das atividades, descongestionando operações que estavam inicialmente comprometidas.

Biografia do Autor

  • Walter Roberto Hernandez Vergara, Universidad Nacional de Ingenieria - UNI - PERU Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Engenheiro Industrial formado pela Universidad Nacional de Ingenieria (Lima-Perú), ano 1977. Especialização em Economia - Métodos Quantitativos da Economia, Convênio entre a Universidad Nacional Maior de San Marcos (Lima - Peru), Instituto Nacional de Estatística (Lima - Peru) e o CIENES (Chile), ano 1985. Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em ciências cognitivas, inteligência artificial e ergonomia (UFSC), ano 1989 1990. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ano 1991-1995. Aperfeiçoamento em Ergonomia e Inteligência Artificial no Conservatoire de Arts et Metiers (Paris-França) e no Institute for Systems Engineering and Informatics (ISPRA) - Commission of the European Communities, Varesse, Itália, ano 1992.
  • Fabio Alves Barbosa, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
    Professor do curso de Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Responsável pelas disciplinas de Engenharia do Produto e Engenharia da Qualidade. Pesquisador/bolsista em dois projetos CNPq/RHAE em parceria com UFSCar e indústrias regionais.
  • Juliana Suemi Yamanari, Universidade de São Paulo/USP
    Aluna de Mestrado em Engenharia de Produção na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

07.07.2016

Edição

Seção

Artigos