UTILIZAÇÃO DO BIG DATA PARA OBTER VANTAGENS COMPETITIVAS
Resumo
Com o crescimento cada vez mais rápido de novas tecnologias e o maior acesso de pessoas à rede mundial de computadores, a quantidade de informações disponíveis tem aumentado rapidamente. O que antes era suportado pelos servidores, atualmente exige uma estrutura maior, e com o aumento do volume de informações, que trafegam 24 horas por dia através da internet, o tempo de resposta para se recuperar uma informação desejada se torna uma preocupação, já que quanto maior a quantidade de dados, mais lentas se tornarão as consultas a serem realizadas. Pessoas e empresas geram diariamente um número imenso de informações, que devem ser controladas e estruturadas para que não se perca a veracidade, confidencialidade e a consistência, caso contrário, as consequências podem ser desastrosas para o usuário. Além disso, a celeridade com que as informações são apresentadas quando solicitadas pode se tornar um incômodo, já que o ditado “Tempo é dinheiro” se aplica a muitos dos negócios de hoje, principalmente os que envolvem informações, pois elas mudam constantemente. O objetivo deste estudo, realizado a partir de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e pesquisa de dados, é analisar quando e como o Big Data pode ser utilizado para suprir estas necessidades, tendo uma maior velocidade na busca por dados, o que facilita as tomadas de decisões das empresas que necessitam de maior rapidez no fluxo das informações. Pode-se observar, então, que o Big Data pode e deve ser utilizado por qualquer instituição que deseja extrair de dados disponíveis na web, informações que possam ser úteis para o seu desenvolvimento e permitir uma melhor competitividade no mercado.