JOGOS DE EMPRESAS: PROCESSAMENTO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

Autores

  • Walter Roberto Hernandez Vergara Universidad Nacional de Ingenieria Universidade Federal de Santa Catarina Autor
  • Fabio Alves Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD Autor
  • Alisson Viana Lima Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD Autor
  • Juliana Suemi Yamanari Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD Autor
  • Renan Mitsuo Ueda Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD Autor

Resumo

O problema de propor uma ferramenta baseado em tecnologia da informação em um jogo de empresas é considerado como uma atividade que inicia com a formulação de uma metodologia estruturada que abrange tanto a modelagem do sistema como a avaliação dos resultados esperados. Este artigo apresenta um modelo de jogo de empresas referente a uma indústria que produz três tipos de skates, levando em consideração o setor de produção e finanças especificamente, com o intuito de treinar alunos do curso de Engenharia de Produção. Uma metodologia é apresentada, integrando os conceitos de mapeamento e controle de processo, gestão de finanças e avaliação de investimentos em cenários econômicos. O jogo simula o desempenho de cinco empresas em um ambiente que concorrem entre si e disputam um mercado que possui uma demanda específica para cada tipo de skate. A programação da modelagem foi feita em Microsoft Excel 2007 e foi aplicada em alunos que cursavam o nono e décimo período do curso de Engenharia de Produção. Os resultados mostraram que a inserção dos princípios da tecnologia de informação no jogo de empresas proporciona um melhor aprendizado pelos participantes na gestão de uma empresa, devido ao ambiente competitivo e dinâmico em que os alunos são inseridos, além de estimular os mesmos a tomarem as melhores decisões com o intuito de obter o maior ganho possível.

Biografia do Autor

  • Walter Roberto Hernandez Vergara, Universidad Nacional de Ingenieria Universidade Federal de Santa Catarina
    Engenheiro Industrial formado pela Universidad Nacional de Ingenieria (Lima-Perú), ano 1977. Especialização em Economia - Métodos Quantitativos da Economia, Convênio entre a Universidad Nacional Maior de San Marcos (Lima - Peru), Instituto Nacional de Estatística (Lima - Peru) e o CIENES (Chile), ano 1985. Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em ciências cognitivas, inteligência artificial e ergonomia (UFSC), ano 1989 1990. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ano 1991-1995. Aperfeiçoamento em Ergonomia e Inteligência Artificial no Conservatoire de Arts et Metiers (Paris-França) e no Institute for Systems Engineering and Informatics (ISPRA) - Commission of the European Communities, Varesse, Itália, ano 1992.
  • Fabio Alves Barbosa, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
    Professor do curso de Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
  • Alisson Viana Lima, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
    Engenheiro de Produção, formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
  • Juliana Suemi Yamanari, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

    Aluna do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

     

  • Renan Mitsuo Ueda, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

    Aluno do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

10.11.2015

Edição

Seção

Artigos