ESTUDO SOBRE O LIXO ELETRÔNICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Felipe Rodrigues Correa Lucas Faculdade Tecnólogia de Botucatu Autor
  • Gustavo Kimura Montanha Docente na Faculdade de Tecnólogia de Botucatu Autor
  • Sergio Augusto Rodrigues Docente da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) - UNESP Botucatu Autor

Resumo

Atualmente a constante e acelerada evolução tecnológica propicia elevada formação de tecnologias obsoletas, criando dessa forma os chamados lixos eletrônicos (e-waste). Observa-se no cenário atual que esse tipo de lixo vem sendo descartado em lugares não adequados, proporcionando um impacto ambiental e social para comunidades próximas a essas áreas. Esses componentes eletrônicos, em sua grande totalidade, apresentam em sua composição materiais químicos prejudiciais à saúde. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de uma política de reciclagem eficaz para reutilização deste tipo de material, bem como maior ênfase no assunto por parte de entidades governamentais e ambientais. Para entender melhor esse cenário, este trabalho tem como objetivo levantar o grau de conhecimento dos alunos de uma instituição de ensino do município de Botucatu em relação à reciclagem, descarte e reutilização dos componentes eletrônicos. Para isso, foi realizada uma pesquisa observacional por meio de um levantamento amostral. Os dados foram coletados por meio de um recordatório dos últimos três anos junto aos alunos matriculados na Faculdade de Tecnologia de Botucatu – FATEC do período noturno, utilizando um questionário previamente testado. A partir deste estudo foi possível entender melhor o grau de conhecimento dos alunos em relação à reciclagem, descarte e reutilização dos componentes eletrônicos, observou-se que 51,9% dos entrevistados desconheciam os pontos adequados destinados à coleta, porém 41,7% dos alunos demostraram conhecer sobre o assunto. Percebe-se, a importância do desenvolvimento e aplicação de técnicas que ajudem a disseminar sobre o tema, não só na instituição de ensino superior estudada, mas também em âmbito nacional.

Biografia do Autor

  • Felipe Rodrigues Correa Lucas, Faculdade Tecnólogia de Botucatu
    Graduado em Informática para Negócios pela Faculdade de Tecnologia de Botucatu.
  • Gustavo Kimura Montanha, Docente na Faculdade de Tecnólogia de Botucatu
    Doutorado pelo programa Energia na Agricultura, Agronomia, Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista. Mestrado pelo programa de Energia na Agricultura, Agronomia, Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista. Graduado em Informática para Negócios pela Faculdade de Tecnologia de Botucatu. Membro dos grupos de pesquisa: NEMPA - Núcleo de Ensaios de Máquinas e Pneus Agroflorestais (FCA/UNESP) e GEPAG - Grupo de Estudos e Pesquisas Agrárias Georreferenciadas (FCA/UNESP). Tem experiência nas áreas de tecnologia da informação, sistemas de informação, linguagens de programação,informática aplicada, máquinas e mecanização agrícola, ensaios de máquinas e agricultura de precisão.
  • Sergio Augusto Rodrigues, Docente da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) - UNESP Botucatu
    Possui bacharelado (1997) e mestrado em Estatística (2003) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É pós-graduado em Administração com ênfase em Marketing (2000). Atualmente é professor do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (UNESP Botucatu). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada e pesquisa de mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: amostragem, modelos de regressão, heterocedasticidade, aplicações de estatística e estatística multivariada.

Downloads

Publicado

07.07.2016

Edição

Seção

Artigos