A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Um estudo das cidades de Potim, Canas, Queluz, Aparecida e Roseira da microrregião de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba - SP

Autores

  • Luiz Pasin Neto Unitau - Universidade Taubaté Autor
  • Michelle Welster Hatanaka Rodolfo Unitau - Universidade Taubaté Autor
  • Marilsa de Sá Rodrigues Unitau - Universidade Taubaté Autor

Resumo

A elaboração deste artigo teve como principal objetivo propiciar uma análise dos motivos que levaram este grupo de cidades da microrregião de Guaratinguetá a apresentarem alguns dos indicadores sociais e econômicos destoantes dos demais municípios que compõem esta parte do estado de São Paulo.  O método de análise aplicado, estudo estatístico de dados coletados por institutos de pesquisas oficiais, permitiu vincular a baixa performance no índice IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de alguns municípios (Canas, Potim e Queluz) com os fatores de desempenho educacional, que é um dos quesitos para a fixação de empresas em determinadas regiões. A análise, também levou a se verificar que estas cidades não possuem um plano diretor que vise seu desenvolvimento, possibilitando um melhor padrão de vida para a sua população. Com base nesta pesquisa de caráter exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa, e com delineamento documental, pode-se verificar que sem um planejamento a ser seguido, a tendência destas cidades é manter um padrão educacional baixo, uma renda aquém das necessidades básicas e uma baixa perspectiva de desenvolvimento econômico, não se renovando dirigentes, e conseqüentemente não proporcionando qualidade de vida adequada aos seus moradores.

Biografia do Autor

  • Luiz Pasin Neto, Unitau - Universidade Taubaté

    Graduado em Administração de Empresas - UNICAMP

    Pós-Graduado em Gestão Integrada: Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade - UNISAL

    Mestrando: Gestão de Desenvolvimento Regional - UNITAU

  • Michelle Welster Hatanaka Rodolfo, Unitau - Universidade Taubaté

    Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU.

    Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Gestão Escolar, orientação escolar e supervisão escolar pela Faculdade Atual. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Atual.

    Graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté - UNITAU

  • Marilsa de Sá Rodrigues, Unitau - Universidade Taubaté

    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras (1975), mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

    Professor assistente III da Universidade de Taubaté.

    Coordenadora da linha de pesquisa em gestão de recursos socioprodutivos. Líder do grupo de pesquisa em Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional.

    Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, carreira e diagnóstico organizacional.

    Participa do GT- Relações Interpessoais e Competência Social ANPEPP.

Downloads

Publicado

07.07.2016

Edição

Seção

Artigos