EDITORIAL

 

FATEC Guaratinguetá, novembro de 2016.

Com periodicidade semestral, esta edição da Revista Científica on-line Tecnologia, Gestão e Humanidades apresenta a publicação de oito artigos e um ensaio, com temas que mostram os resultados de pesquisas e desenvolvimento tecnológico nas áreas multi, inter e transdisciplinar contempladas pelos eixos temáticos deste periódico eletrônico desenvolvido pela FATEC de Guaratinguetá.

Os cursos de tecnologia das FATECs apresentam alta empregabilidade: mais de 90%. Esse número quase inacreditável, junto com histórias de muito sucesso de ex-alunos leva à constatação de que a proposta de ensino tem sido acertada. Basicamente essa proposta consiste em preparar estudantes, de modo específico, para o mercado de trabalho, em três anos sem economizar no nível dos cursos, além de aperfeiçoamento contínuo de currículos e métodos.

Vale comparar a FATEC com seu equivalente nos Estados Unidos, onde os tecnólogos são formados em todo o tipo de instituições de estudo superior, mas principalmente pelos Community Colleges, faculdades comunitárias que surgiram no início do século XX, quando foi percebido que uma força de trabalho mais qualificada era importante para a continuação do crescimento econômico do país.

Como uma das forças da FATEC é buscar elevado nível de ensino, o desenvolvimento de revistas como esta são um resultado natural. A revista adota as melhores práticas editoriais de periódicos científicos nacionais e internacionais com sistema de avaliação por pares e, dessa forma, garante o sigilo de autores e avaliadores.

O periódico pretende ser um meio de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico com a finalidade de estimular uma visão crítica e criativa sobre os desafios do mundo do trabalho.

Esperamos que o conteúdo venha a atingir o meio acadêmico, as demais instituições de ensino superior e também organizações públicas e privadas, contribuindo para a geração de conhecimentos e soluções.

Desejamos uma ótima leitura!

Profª Dra. Ana Lúcia Magalhães
              Editora de Seção

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves             Prof. Me. Herlandí de Souza Andrade
                  Editor Científico                                   Editor Executivo/Coordenador Editorial

 


Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo - ISSN: 2238-5819
Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
Revista v.6, n.2 – novembro, 2016