EDITORIAL

 

FATEC Guaratinguetá, maio de 2016.

Tecnologia, Gestão e Humanismo – essas três áreas estão presentes a cada edição desta Revista Científica on-line da FATEC Guaratinguetá, em trabalhos que trazem em sua natureza e estrutura a complementaridade de áreas, conhecimentos e saberes.

Neste número apresentam-se estudos que inter-relacionam gestão e tecnologia ao tratar de Empreendedorismo, Inovação e Startup. Sistemas Gestão da Qualidade e Certificação; Informação e Big Data; e também estudos que trazem a interdependência daquelas duas áreas às questões sociais e humanas, ao abordar Logística reversa, Lixo eletrônico e Reciclagem; Publicidade; Antropologia e Ética; Índice de Desenvolvimento Humano e Educação.

Essa diversidade de trabalhos chama à atenção a uma das urgências na Educação: a necessidade de rever a relação com o conhecimento, as diferentes áreas de saber, as práticas de ensino-aprendizagem.

Muito embora os termos multi – inter – transdisciplinaridade se façam presentes em muitos momentos nos meios acadêmicos e científicos, ainda há muitos entraves, resistências, contradições e limitações para que sejam prática efetiva e constante; inclusive porque muitas relações nesses ambientes ainda estão permeadas, pela vaidade e seus conflitos de interesses, pela burocratização, pelo viés mercantilista da produção do conhecimento e do ensino.

Sem deixar-se tomar pelo contexto de descrédito geral com o estado das ideologias, da política, da gestão pública que só burocratiza e não dialoga, ao se tratar de Educação, tudo é urgente! As políticas, a aprendizagem, os níveis de ensino, a avaliação, o currículo, a formação de professores. Para tudo há urgência de reformas!

Repensar a reforma para reformar o pensamento, como propõe Edgar Morin, é um grande norte nesse meio de confusão de espíritos, para lembrar algo norteador também no pensamento de Milton Santos.

Um olhar por demais focado em uma área acaba perdendo a noção de conjunto, a visão contextualizada – que traz em si o grande esforço necessário para a complexidade dos problemas e também das soluções – e perdendo ainda a interdependência dos saberes e das soluções.

Ao adotar como título TECNOLOGIA – GESTÃO – HUMANISMO, esta Revista Científica on-line assumiu o compromisso de priorizar a complementaridade e a interdependência de áreas, conhecimentos e saberes em suas publicações e na divulgação destas nos meios acadêmico e científico.

Também, a revista pretende ser um meio de incentivo à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico, fomentando uma visão crítica e criativa sobre os desafios da sociedade tecnológica e do mundo do trabalho.

Acreditamos que o conteúdo venha a atingir não só o meio acadêmico, articulando as demais instituições de ensino superior, mas também organizações públicas e privadas, contribuindo para a geração de conhecimentos e soluções.

Esperamos que a consistência do conjunto de artigos publicados contribua para a ampliação do seu conhecimento e de seu aprimoramento profissional.

Desejamos uma ótima leitura!

Profª Me. Luciana Novaes Russi
              Editora de Seção

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves             Prof. Me. Herlandí de Souza Andrade
                  Editor Científico                                   Editor Executivo/Coordenador Editorial

 


Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo - ISSN: 2238-5819
Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
Revista v.6, n.1 – maio, 2016