INTERFATECs

ATENÇÃO: A data da 1ª Fase foi prorrogada para o 2º semestre, devido ao cenário do COVID-19 .

 

  • O EVENTO

Uma competição de programação de computadores para alunos

A competição possui como objetivos principais o aprimoramento dos estudantes nas técnicas de projeto e implementação de algoritmos, o desenvolvimento da sua capacidade de trabalho em equipe e também o estímulo ao uso da criatividade e do aperfeiçoamento na habilidade de resolver problemas sob pressão.

 

São objetivos complementares da Maratona Interfatecs, promover uma maior integração dos corpos docente e discente dos diversos cursos de graduação na área de Informática mantidos pelo Centro Paula Souza e a criação de mais um espaço de discussão sobre os diversos aspectos da atividade acadêmica que podem refletir em melhorias na qualidade dos cursos oferecidos.

 

Desde a primeira edição em 2012, na FATEC Sorocada, pode-se constatar o sucesso desta iniciativa, fortalecendo a cultura de programação em alto nível nas FATECs.

 

FORMATO

O evento é inspirado na Maratona de Programação promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) como etapa seletiva do ACM – ICPC, competição mundial de projeto e implementação de algoritmos computacionais.

1ª Etapa: realizada de forma distribuída, com equipes espalhadas por diversas sedes, todas realizando a mesma prova, ao mesmo tempo. Para facilitar a organização, um único servidor é configurado em uma sede central a qual todas as sedes acessam via internet e onde os juízes da competição julgam as submissões e atendem às dúvidas dos participantes.

Data de realização da 1ª fase: A data da 1ª Fase foi prorrogada para o 2º semestre, devido ao cenário do COVID-19 .

 

2ª Etapa: Realizada em uma sede única, com a presença das equipes melhores classificadas na etapa anterior. Nessa sede, é disponibilizado o servidor com o ambiente interativo de submissão de programas e o corpo de juízes, reproduzindo inteiramente o ambiente de uma sede regional da Maratona de Programação da SBC.

Data de realização da 2ª fase: 22 de agosto de 2020.